Tribunal de Contas da União

Fórum de discussão sobre concursos públicos em Biblioteconomia

Tribunal de Contas da União

Mensagempor felepi » 07 Jul 2014, 15:22

Duas vagas para bibliotecários no TCU

O Presidente do Tribunal de Contas da União autorizou concurso público conforme publicação no DOU de hoje. São duas vagas para bibliotecários. Lembro que fiz o concurso do TCU de 2004, achei a prova bem complicada, tive que estudar elaboração de parecer de acordo com o Manual de Redação Oficial da Presidência e ficar esperto com o fator de correção, pois foi o CESPE que elaborou a prova. Em breve postarei a análise de algumas questões dessa prova.

Bons estudos para quem vai se dedicar. O salário vale muito a pena!

Fonte: http://portaldobibliotecario.wordpress. ... os-no-tcu/

felepi

Re: Tribunal de Contas da União

Mensagempor carusocarol » 15 Jul 2014, 18:27

Eaí galera, quem vai encarar?

carusocarol

Mensagempor diegobilbarros » 16 Jul 2014, 10:02

Concurso TOP!

Acredito que o Edital não vá fugir tanto do último concurso!

=D

diegobilbarros

Mensagempor ThalitaG » 16 Jul 2014, 15:06

Eu vou! Acho que a prova vai ser só em 2015.... tempo pra estudar! :D

ThalitaG

Mensagempor Pipoca » 17 Jul 2014, 13:53

ThalitaG, acredito que o concurso do TCU será ainda este ano. Se vc analisar o histórico dos concursos anteriores verificará que entre a autorização e o edital são poucos meses, à vezes um mês apenas... Acho bom começar a estudar o quanto antes...

Pipoca

Mensagempor carusocarol » 18 Jul 2014, 07:20

Gnt, vcs saberiam me dizer qual é melhor, TCU ou TCDF?

carusocarol

Mensagempor kmlr » 18 Jul 2014, 16:22

Em termos salariais e benefícios de carreira, ambos são compatíveis: TCU e TCDF...a diferença é que a aposentadoria no âmbito federal já foi alterada e ninguém recebe mais o salário integral quando se aposenta (quem entra para a Adm. Federal após a reforma previdenciária recebe só até o piso máximo, que está em torno de R$4.500,00)...

Portanto, o GDF, até onde eu saiba, ainda não alterou o seu sistema previdenciário e quem entrar antes da reforma acontecer (ela está prevista para acontecer em todas as esferas e em breve), a aposentadoria é integral e não por meio de fator previdenciário...O fator previdenciário acontece da seguinte maneira (em termos gerais): o cálculo é feito em torno da média dos seus 10 últimos anos de salário, mas há o teto máximo do Governo Federal é em torno de R$4.500,00...Portanto, se nos 10 últimos anos você receber mais do que isto, o cálculo é meio que em vão, pois a média será acima do teto e o valor é reduzido...

Se quiser aposentar com salário acima do teto tem que pagar previdência privada porque ninguém que entrar por agora pode se aposentar com salário integral tal qual acontecia até pouco tempo atrás (e ainda acontece com quem entrou antes da reforma e ainda está se aposentando)....

Ambos são ótimos concursos... A diferença para quem é de fora do DF é que no TCU existe a possibilidade de remoção para outros Estados e no TCDF não... O que é um benefício do TCU em relação ao TCDF (para quem não pretende morar em BSB pelo resto da vida)...

Acho que é isso... Se alguém souber completar ou retificar o que eu disse...mas acho que é por aí....

kmlr

Mensagempor digitaofato » 19 Jul 2014, 09:39

kmlr escreveu:Em termos salariais e benefícios de carreira, ambos são compatíveis: TCU e TCDF...a diferença é que a aposentadoria no âmbito federal já foi alterada e ninguém recebe mais o salário integral quando se aposenta (quem entra para a Adm. Federal após a reforma previdenciária recebe só até o piso máximo, que está em torno de R$4.500,00)...

Portanto, o GDF, até onde eu saiba, ainda não alterou o seu sistema previdenciário e quem entrar antes da reforma acontecer (ela está prevista para acontecer em todas as esferas e em breve), a aposentadoria é integral e não por meio de fator previdenciário...O fator previdenciário acontece da seguinte maneira (em termos gerais): o cálculo é feito em torno da média dos seus 10 últimos anos de salário, mas há o teto máximo do Governo Federal é em torno de R$4.500,00...Portanto, se nos 10 últimos anos você receber mais do que isto, o cálculo é meio que em vão, pois a média será acima do teto e o valor é reduzido...

Se quiser aposentar com salário acima do teto tem que pagar previdência privada porque ninguém que entrar por agora pode se aposentar com salário integral tal qual acontecia até pouco tempo atrás (e ainda acontece com quem entrou antes da reforma e ainda está se aposentando)....

Ambos são ótimos concursos... A diferença para quem é de fora do DF é que no TCU existe a possibilidade de remoção para outros Estados e no TCDF não... O que é um benefício do TCU em relação ao TCDF (para quem não pretende morar em BSB pelo resto da vida)...

Acho que é isso... Se alguém souber completar ou retificar o que eu disse...mas acho que é por aí....

É por aí mesmo kmlr. Acrescento somente uma informação. Quem já é servidor federal e tenha entrado antes da reforma pode mudar de órgão dentro da mesma esfera e continuar com o direito à aposentadoria integral (média aritmética de 80% das maiores remunerações). Com relação à mudança de esfera (TCDF) e posterior retorno ao serviço federal (TCU, CÂMARA, SENADO) não sei qual será o entendimento dado à matéria. Tenho que dar uma olhada melhor na lei e também se já existe alguma regulamentação mas em princípio a lei fala em ter entrado no serviço público antes da reforma então acredito que a mudança de esfera não vai importar desde que o servidor tenha entrado antes da reforma e não rompa o vínculo com o serviço público. Esta matéria é recente e temos que ver qual o entendimento será dado ao caso concreto tanto pela Administração Pública quanto pelo Poder Judiciário em algum litígio.

digitaofato

Mensagempor kmlr » 19 Jul 2014, 10:11

...isso mesmo digitaofato: esqueci de descrever o detalhe de quem já é servidor federal continua com o vínculo....Eu sinceramente acho que se a pessoa optar por se desvincular da Adm. Federal e depois resolver retornar, ela não retorna com o direito de aposentadoria integral não, pois este tipo de lei que "tira" benefícios quase sempre não deixa brechas para o servidor e sim para a Adm. Pública.... Porém, caso descubram, postem aqui, please!! É sempre bom estar atualizado sobre estas regrinhas...

kmlr

Mensagempor digitaofato » 19 Jul 2014, 10:32

kmlr escreveu:...isso mesmo digitaofato: esqueci de descrever o detalhe de quem já é servidor federal continua com o vínculo....Eu sinceramente acho que se a pessoa optar por se desvincular da Adm. Federal e depois resolver retornar, ela não retorna com o direito de aposentadoria integral não, pois este tipo de lei que "tira" benefícios quase sempre não deixa brechas para o servidor e sim para a Adm. Pública.... Porém, caso descubram, postem aqui, please!! É sempre bom estar atualizado sobre estas regrinhas...

Olhei melhor a lei. Quem vier de outras esferas que ainda não implantaram a previdência complementar tem direito a um benefício quando aposentar mas entra no novo sistema. O benefício é tipo um complemento calculado com base no que o servidor já tinha contribuído antes de ir para o serviço público federal. De toda forma se quiser uma aposentadoria próxima ao que ganha na atividade, vai ter que fazer a previdência complementar. Aposentadoria integral para o servidor federal só para quem entrou antes da reforma e permanecer na mesma esfera sem romper o vínculo até a aposentadoria. Pode mudar de órgão desde que seja na mesma esfera e não rompa o vínculo.

digitaofato

Próximo

Voltar para Concursos