ANTT - 2013

Fórum de discussão sobre concursos públicos em Biblioteconomia

Re: ANTT - 2013

Mensagempor marsca » 14 Ago 2013, 14:18

concurseiranabatalha escreveu:É verdade, tobthedog. Observando melhor, a dos relatórios técnicos faz sentido mesmo..

Por enquanto, já elaborei os recursos da 76 e da 100. Essa 100, do ciclo documentário, coloquei como fonte o livro “Tesauros: linguagem de representação da memória documentária”, da Vera Lúcia Dodebei, na página 25 tem até a imagem do ciclo mostrando claramente que ele começa na fase de produção de conhecimentos.

Vou elaborar o da 51 com base na norma de resumo, especificamente no tópico 3.3.1.
Não tenho a AACR2, quem puder dar uma luz sobre a norma da questão 78, por favor, ficarei agradecida.

Pois é, o que ferra é isso, eles copiam e colam frases sem sentido algum. Só quem decorou o trecho consegue acertar, e algumas são tão sem-noção, que acho que nem decorando dá pra acertar. Aff

Vamos entrar no máximo que pudermos, galera. Se conseguirmos anular pelo menos umas 3, já pode fazer uma grande diferença.

Na do relatório, concordo que faz sentido sim; mas não costa no dicionário, então fiz meu recurso. A literatura de biblioteconomia é complicada, pois cada autor acrescenta um algo a mais ou a menos e fica difícil decorar tudo... Faço outro curso e todos os autores/professores da faculdade falam o mesmo "feijão-com-arroz", logo as notas de concurso para essa outra formação são bem mais altas que as de biblio. e eles acabam estudando/decorando bem menos. A do ciclo documentário, cada autor fala uma etapa diferente, então dá pra fazer recurso. A que fala de etapas do desenvolvimento de coleções, faltou a aquisição, outro recurso. A do tema principal estar no corpo do resumo, estaria errada em quê? Afinal onde estaria a 1ª linha se não no corpo do resumo? A questão de sistemas de informação ter como funcionalidades planejamento estratégico, controle e não sei mais o que; olhando na internet, tem mais uma funcionalidade e se trata de sistemas de informação logísticos, então não é qqr sistema de informação... Se decorar fosse o único problema, a questão das tabelas da CDU estaria correta, afinal pro Sebastião de Souza são 10 tabelas e não 9 como afirma a questão. O tal do NAPOTEMRALUFOLIN do Sebastião tbm diverge de outro livro de classificação mais antigo que tenho, em que a autora traz uma ordem de citação diferente dessa. A literatura de biblio., muitas vezes, é confusa. Pra mim, o maior problema no Cespe é trazer questões com divergência como verdades absolutas, pois muitas vezes, eles nem modificam o gabarito ou colocam uma justificativa de alteração que não tem nenhum nexo com a questão (caso [s.n]/ca. do CNJ)...

marsca

Mensagempor tobthedog » 14 Ago 2013, 15:02

Esta questão do CNJ (caso [s.n]/ca.) Eu só não entrei na Justiça porque fiquei 2 meses tentando resolver via CESPE (e os fdp me enrolaram muito, falando que tinha que abrir requerimento com cópia de identidade, depois que estavam analisando, blablabla). Depois acabou sendo o final de semestre na UNB, eu cheio de coisa pra estudar, quando terminou o semestre, já tinha passado os 4 meses de prazo pra entrar na Justiça.
Eles são tão FDP que, quando eu reclamei a primeira vez (assim que saiu a justificativa de alteração de gabarito), eles alteraram lá o arquivo, colocando outra justificativa nada haver.
fui reclamar pro CNJ, o CNJ mandou oficio, e eles responderam que a questão estava errada "devido a falta de ponto na letra "n". Só que é tudo historinha, se fosse por falta de ponto, o certo seria anular (e não considerar errada).São pessoas sem caráter. Se eu entrasse na Justiça, com certeza ganharia, mas não tive tempo nem saco pra isto.
No SERPRO mudaram também gabarito duma questão de "ciclo informacional" para errado. E a questão estava certa, o problema é que ela afirmava uma das diferentes divisões das etapas do ciclo: produção, distribuição, aquisição e uso (alguém entrou com recurso dizendo que a divisão do ciclo era outro, e a banca aceitou). O CESPE devia parar de cobrar questão de ciclo, a anta que tá lá não entende o problema.

Bom, voltando aos recursos, quanto a questão 51, acho que tem que focar no seguinte:

"a banca considerou errada a questão devido a frase "o tema principal do documento deve ser desenvolvido no corpo do resumo", já que o resto da afirmativa se encontra no subtópico 3.3.1 da NBR 6028 . A questão é que, apesar de não estar explícito esta informação na norma, ela está implícita em vários subtópicos.
Em primeiro lugar, o mesmo subtópico diz que o tema principal deve ser EXPLICADO na primeira frase (e não, desenvolvido). Desenvolver não é sinônimo de explicar, por isto a banca não pode considerar a questão errada por conta disto.
Considerando os subtópicos:

2.2 resumo: Apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento. ("pontos relevantes" são o tema principal do documento. Então o tópico está dizendo que o resumo, em si, é a apresentação do tema principal do documento)

3.1O resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento (ou seja, o resumo em seu inteiro, em seu corpo, deve desenvolver o tema do documento)

3.3 O resumo deve ser composto de uma seqüência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Recomenda-se o uso de parágrafo único. (aqui, a norma deixa claro que o resumo tem de ser "uma sequencia de frases concisas", desenvolvido em apenas um parágrafo)

Entende-se, através destas orientações, que o tema principal do documento DEVE ser desenvolvido de forma concisa durante todo o resumo (todo o seu corpo). Se a banca considera esta questão errada, eu pergunto: aonde o tema principal deveria ser desenvolvido? Apenas na primeira frase? E as frase seguintes, a gente colocaria o que? Uma receita de bolo?

A questão está correta então peço a mudança de gabarito para C

Vou enviar desse jeito.

tobthedog

Mensagempor tobthedog » 14 Ago 2013, 15:52

Ahh, e a questão das tabelas da CDU são nove mesmo, de acordo com a nova edição do CDU do Sebastião.
No CPRM caiu questão de "etapas do ciclo de documentação", então assim que sair o gabarito definitivo dela (1 semana antes da ANTT), vai dar pra saber se eles vão anular ou ignorar isto.

tobthedog

Mensagempor concurseiranabatalha » 14 Ago 2013, 16:09

Pois é, marsca. Concordo plenamente com vc! Não é à toa que as notas de bilio são sempre as mais baixas...
Essa questão do CNJ foi sacanagem mesmo... Aquela prova estava tão estranha, que até as primeiras colocadas tiraram praticamente 50% da nota.
Eu deixei quieto mas tô impressionada com o que o tobthedog falou... Eles só querem enrolar a gente mesmo.

Falando nisso, entrei com recurso nessa de resumo justamente com a mesma indagação que vc (tobthedog). Se não colocar o tema e a informação sobre a categoria no corpo do resumo, vamos colocar onde? É algo que está subentendido ao ler a norma.

concurseiranabatalha

Mensagempor concurseiranabatalha » 14 Ago 2013, 16:24

Gente, mesmo a questão do DJ sendo copiado e colada do site do STJ dá pra entrar com recurso (Q.103), pq eles generalizaram.

A questão afirma que “o Diário de Justiça Eletrônico é um instrumento oficial publicação e divulgação dos atos judiciais, administrativos e das comunicações em geral”. Porém, segundo Passos e Barros, (p.134, 2009): “ a lei permite que todos os tribunais criem diários eletrônicos, disponíveis na internet, com o objetivo de publicar atos administrativos PRÓPRIOS E DOS ÓRGÃOS A ELES SUBORDINADOS[...]”. A afirmação da questão generaliza as matérias que podem ser tratadas no Diário de Justiça Eletrônico, mas cada DJ tem sua própria descrição, o do STF, por exemplo, só publicado atos relacionados ao STF e não comunicações em geral.

Outra é a Q.68, pois no livro do Sebastião, de 2010, p. 22, está escrito que pode “Classificar o livro, primeiro pelo assunto e depois então pela forma OU local”.
A questão afirma que “ao se classificar um livro, deve-se, inicialmente, identifica-lo pelo assunto principal e depois pela forma E pelo local”.
Na mesma página, ele exemplificada “502 (81) (036) como Guia sobre o meio ambiente no Brasil”. Onde (81) se refere ao local (Brasil) e o (036) se refere a forma (Guia).
Nas páginas 66 e 67, ele ainda cita a ordem de citação padrão, em que o auxiliar de local deve ser colocado primeiro, depois o de forma.

concurseiranabatalha

Mensagempor raaqueel » 14 Ago 2013, 18:08

Caraca, mesmo não tendo pegado a prova, acabei de corrigir pelo que me lembro e fui mal, uns 50 pontos - isso se cheguei nos 21 na específica pq tô na dúvida -, por aí :P
Pois é, o Cespe está complicado, as questões não seguem um padrão, as afirmações são retiradas de fontes diversas e, muitas vezes, eles nem conferem - parece - pra ver se há algo que contradiz... Tenso!
E sim, as notas de biblio são sempre mais baixas...

raaqueel

Mensagempor marsca » 14 Ago 2013, 23:50

tobthedog escreveu:Ahh, e a questão das tabelas da CDU são nove mesmo, de acordo com a nova edição do CDU do Sebastião.
No CPRM caiu questão de "etapas do ciclo de documentação", então assim que sair o gabarito definitivo dela (1 semana antes da ANTT), vai dar pra saber se eles vão anular ou ignorar isto.

Obrigada tobthedog,
Vc pode me dizer se a tabela 1j foi cancelada conforme a nova edição desse livro?
Mesmo sendo 9 tabelas, a que foi cancelada é tabela 1i que engloba a .000. e a .00.
A Tabela 1j não foi cancelada, pois nem consta na CDU ou não?

marsca

Mensagempor marsca » 15 Ago 2013, 00:05

A questão de política de desenvolvimento de coleções e política de conservação está no livro de desenvolvimento de coleções do Vergueiro:
"Uma política de conservação precisa constar na política de desenvolvimento de coleções, nesta devem constar a periodicidade de conservação do material e quem será responsável pela mesma"

marsca

Mensagempor tobthedog » 15 Ago 2013, 14:59

marsca escreveu:
tobthedog escreveu:Ahh, e a questão das tabelas da CDU são nove mesmo, de acordo com a nova edição do CDU do Sebastião.

Obrigada tobthedog,
Vc pode me dizer se a tabela 1j foi cancelada conforme a nova edição desse livro?
Mesmo sendo 9 tabelas, a que foi cancelada é tabela 1i que engloba a .000. e a .00.
A Tabela 1j não foi cancelada, pois nem consta na CDU ou não?

Então, não tenho a nova edição, mas me falaram que na nova edição tá explícito o cancelamento das duas tabelas (1j e 1i)

tobthedog

Mensagempor raaqueel » 09 Set 2013, 16:37

raaqueel

AnteriorPróximo

Voltar para Concursos