ANTT - 2013

Fórum de discussão sobre concursos públicos em Biblioteconomia

Re: ANTT - 2013

Mensagempor marsca » 13 Ago 2013, 21:12

Afff. Gabarito dos infernos. :evil: Não fui grandes coisas, estou na turma dos 55/60 pts. Ainda bem que tem outros concursos abertos...

Por enqto, vou entrar com recurso na questão das tabelas da CDU e na de relatório técnico ter "alto grau de obsolescência". Se tema principal não está no corpo do resumo, não entendo a lógica do Cespe de tirar a questão do relatório técnico do "benedito" dicionário do Murilo e dar um plus "com alto grau de obsolescência".

Tbm acho que OPAC deve ser pago ou o catálogo online não é pela Internet, quem sabe? Rsrsrs.
Estudos de requisitos tem mais sentido com sistemas/software que estudo de usuários. Enfim...

marsca

Mensagempor concurseiranabatalha » 13 Ago 2013, 21:35

marsca escreveu:Afff. Gabarito dos infernos. :evil: Não fui grandes coisas, estou na turma dos 55/60 pts. Ainda bem que tem outros concursos abertos...

Por enqto, vou entrar com recurso na questão das tabelas da CDU e na de relatório técnico ter "alto grau de obsolescência". Se tema principal não está no corpo do resumo, não entendo a lógica do Cespe de tirar a questão do relatório técnico do "benedito" dicionário do Murilo e dar um plus "com alto grau de obsolescência".

Tbm acho que OPAC deve ser pago ou o catálogo online não é pela Internet, quem sabe? Rsrsrs.
Estudos de requisitos tem mais sentido com sistemas/software que estudo de usuários. Enfim...

Tbm tô querendo entrar nessa do relatório técnico. Nada a ver falar que eles têm um alto grau de obsolescência.

concurseiranabatalha

Mensagempor marsca » 13 Ago 2013, 21:36

Alguém comentou sobre a questão do Diário de Justiça Eletrônico.
Está certo conforme livro de Edilenice Passos e Lucivaldo Barros (2009, p.134): "Diário da Justiça Eletrônico. A lei nº 11419, de 19/12/2006 permite que todos os tribunais criem diários eletrônicos, disponíveis na internet, com o objetivo de publicar atos judiciais e administrativos próprios e dos órgãos a eles subordinados, bem como comunicações em geral".

marsca

Mensagempor gabioliveira » 13 Ago 2013, 22:28

rafaelbiblio escreveu:
gabioliveira escreveu:
rafaelbiblio escreveu:Essa questão do Ciclo documentário coloquei E, acho que completa-se com a recuperação da informação.

"As etapas centrais do ciclo documentário, quais sejam análise, indexação, pesquisa e recuperação da informação". (Robredo, p. 10)

Etapa 8 (última etapa simplificada):

"A localização imediata desses documentos e o acesso e consulta aos mesmos, seja esta física mediante extração do acervo onde foram armazenados, ou virtual através de uma cópia digitalizada devidamente autenticada e certificada". (Robredo, p. 12)

rafaelbiblio, uma dúvida: esse livro do Robredo é o "Documentacao de hoje e de amanhã: uma abordagem informatizada da biblioteconomia e dos sistemas de informação"?

obrigada!

Boa-Noite! Gabi,

é esse livro aqui: http://www.thesaurus.com.br/livro/2506/ ... 4o-edicao/

Enfim, é aquele livro que tem um formato diferente, estilo lista telefônica antiga rs.

muitíssimo obrigada! pena que está esgotado... vou procurar em outros lugares! :)

gabioliveira

Mensagempor rafaelbiblio » 13 Ago 2013, 22:45

Sim, infelizmente, a maioria dos livros de biblioteconomia só podem ser encontrados nas bibliotecas. Já não bastam as questões, tem que passar por isso rs.

Agora eu não entendo porque eles não voltam a disponibilizar esses livros para comprar... Todos sairiam ganhando.

Único artigo que encontrei sobre estudo de usuário e estudo de requisito foi esse aqui:

http://revista.ibict.br/ciinf/index.php ... /1496/1114

Também errei essa questão.

Resumindo esse artigo: considera estudo de requisito como uma parada ampla que envolve: usos, demandas e necessidades. Aí aparece um tal de Rees (autor) sugerindo que muitos estudos que tinham a intenção de ser estudos de necessidades de informação são na realidade estudos de usos, ou, na melhor das hipóteses, de demandas.

Só não sabia que ambos (estudo de requisito e estudo de usuários) empregam a mesma abordagem. (No artigo não vi falando nada disso)

rafaelbiblio

Mensagempor tobthedog » 14 Ago 2013, 08:51

Este do "estudos de requisito" eu tinha visto neste artigo. Como eu tinha dito, a única coisa que não fala é da "abordagem". Mas deve ser a mesma abordagem, a questão é que "estudo de usuários" tanto pode significar o geral (que engloba todos os estudos: necessidade, desejo e demanda - também chamado de "estudos de requisitos", segundo este artigo) quanto pode ser uma subdivisão do geral, aquele problema de subdividir em "estudos de uso" e "estudos de usuários"
Eu não sei porque todo mundo tá reclamando da questão de relatório. Uma das poucas coisas que eu acertei, e vocês ainda querem mudar o gabarito? é claro que relatório é altamente obsoleto, ou por acaso você vê biblioteca ou arquivos armazenando relatórios? Dificilmente isto ocorre, pois relatório é feito praquele momento, praquela situação. Depois de algum tempo, ele não vale (quase) nada.
E eles podem ter tirado daqui:

'"os relatórios apresentam alto grau de obsolescência, isto é, seu conteúdo informacional fica desatualizado rapidamente"

http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/ ... 1975/20369

Bom, vou ver aqui se consigo recurso pra alguma, e posto aqui

tobthedog

Mensagempor tobthedog » 14 Ago 2013, 08:54

Ah, do DJe eu confundi, porque uma vez caiu questão falando dos "atos administrativos referentes aos servidores públicos" (que é publicado no DOU). Então deve ter atos administrativos (não relacionado a servidores) que acabam sendo publicados no Dje

tobthedog

Mensagempor tobthedog » 14 Ago 2013, 10:46

Vamos lá, recursos:

76 Nos cabeçalhos de entrada - A questão estaria correta se referisse a "conferências, congressos.. Segundo a AACR2, "conferências..." são "entidades coletivas", mas o contrário não pode ser considerado verdadeiro. A regra pra "entidades coletivas" não é a 24.7 (a qual a questão refere), e sim a 24.1 (regra GERAL para entidades coletivas), que diz que "Entre diretamente pelo nome pelo qual é predominantemente identificada.". A regra geral não diz nada sobre omissão de número ou coisa do tipo PARA TODAS ENTIDADES COLETIVAS, por isto a questão tem que ser considerada Errada ou Anulada já que quem a formulou é retardado e não sabe formular uma questão direito, deixando nós candidatos confusos sem saber se a questão está errada de propósito ou por falta de exercício mental.

93. Em um sistema Segundo este artigo aqui:

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S01 ... ci_arttext

"O diagnóstico, uma das ferramentas para o acompanhamento administrativo, baseia-se em indicadores previamente definidos, que podem ser traduzidos em políticas e objetivos."

junta com isto aqui:

http://repositorio.unb.br/bitstream/104 ... lencia.pdf

" Para que as competências sejam determinadas com precisão, duas ferramentas devem ser empregadas na geração de indicadores: o diagnóstico e a avaliação....No caso do diagnóstico a biblioteca deverá empregar técnicas de prospecção, que são geralmente exploratórias, pois além de se fundamentarem no conhecimento da organização, preocupam-se em visualizar possíveis caminhos no futuro (Tarapanoff, 1995), sendo as mais recomendáveis: os cenários, monitoramento tecnológico, brainstorming e os grupos focais."

Então segundo estes dois parágrafos, a questão está correta. A minha única dúvida é a questão de "indicadores de qualidade", quando eu jogo no google, aparece "indicadores de qualidade" relacionados mais a benchmarking (talvez este seja o erro, os tais indicadores são de outro tipo, "indicadores de diagnóstico", sei lá) Mas com estas duas frase aí, acho que dá pra entrar com recurso.

100 A seleção e a aquisição Este aqui tem muitas formas de embasar:

http://www.puc-campinas.edu.br/websist/ ... AD0%7D.pdf

"O ciclo documentário é formado por seis etapas: produção, registro, aquisição, organização, disseminação e assimilação."

No livro do Robredo deve ter também (qualquer livro de documentação/arquivologia deve ter)

Fora as questões "51 O tema principal", 78 "Nas gravações" e 115 "O campo 100", que deveriam ser todas anuladas pelo mesmo motivo da 76 (mal elaboradas dando dupla interpretação)

Eu na verdade só vou entrar com recurso na questão do Congresso (de raiva), minha discursiva só será corrigida se acontecer o apocalipse zumbi e eu ser um dos poucos sobreviventes (isto depois de anularam umas 8 questões de biblio :shock: ). Também vou entrar lá no campo de "sugestões de melhorias" e xingar muito (eles podem me processar se eu perguntar se eles são retardados?)
Tipo, eu admito que sou muito ruim em biblioteconomia (e com metade das questões "esquisitas", eu não tinha chances mesmo), mas pelo menos eu consigo estruturar uma frase que faça sentido sintaticamente. Se eles fizessem isto também, eu conseguiria pelo menos fazer o mínimo em biblio.

tobthedog

Mensagempor concurseiranabatalha » 14 Ago 2013, 13:12

É verdade, tobthedog. Observando melhor, a dos relatórios técnicos faz sentido mesmo..

Por enquanto, já elaborei os recursos da 76 e da 100. Essa 100, do ciclo documentário, coloquei como fonte o livro “Tesauros: linguagem de representação da memória documentária”, da Vera Lúcia Dodebei, na página 25 tem até a imagem do ciclo mostrando claramente que ele começa na fase de produção de conhecimentos.

Vou elaborar o da 51 com base na norma de resumo, especificamente no tópico 3.3.1.
Não tenho a AACR2, quem puder dar uma luz sobre a norma da questão 78, por favor, ficarei agradecida.

Pois é, o que ferra é isso, eles copiam e colam frases sem sentido algum. Só quem decorou o trecho consegue acertar, e algumas são tão sem-noção, que acho que nem decorando dá pra acertar. Aff

Vamos entrar no máximo que pudermos, galera. Se conseguirmos anular pelo menos umas 3, já pode fazer uma grande diferença.

concurseiranabatalha

Mensagempor rafaelbiblio » 14 Ago 2013, 14:13

Vou entrar com recursos nessas gritantes também do estilo do ciclo documentário (início do ciclo). Essa de resumo também foi bem mal formulada, porque a parte introdutória do resumo não faz parte do seu corpo ? Então só pode ser desenvolvido nele. Pior que tou tão decepcionado com essas provas de biblio... Chega desanima de fazer recurso. Mas vamos enviar! Quem sabe ao menos nas próximas eles melhoraram as perguntas rs.

rafaelbiblio

AnteriorPróximo

Voltar para Concursos