MINISTERIO DA AGRICULTURA- 2 VAGAS PREVISTAS

Fórum de discussão sobre concursos públicos em Biblioteconomia

MINISTERIO DA AGRICULTURA- 2 VAGAS PREVISTAS

Mensagempor Larissabiblio » 20 Mar 2013, 10:55

PORTARIA No 74, DE 15 DE MARÇO DE 2013

A MINISTRA DE ESTADO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO, Interina, no uso de suas atribuições, e tendo
em vista a delegação de competência prevista no art. 10 do Decreto nº6.944, de 21 de agosto de 2009, resolve:
Art. 1º Autorizar a realização de concursos públicos destinados ao provimento de cargos do quadro de pessoal do Ministério
da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, conforme discriminado nosAnexos I e II desta Portaria


ANEXO I
Cargos Destinados à Reposição de Pessoal Carreira / Cargo Quantidade Carreira de Fiscal Federal Agropecuário
Fiscal Federal Agropecuário 172
Administrador 23
Agente Administrativo 50
Bibliotecário 2
Contador 6



Art. 5º O prazo para a publicação dos editais de abertura dos concursos públicos será de até seis meses, contado a partir da publicação desta Portaria.

Larissabiblio
 
Mensagens: 72
Registrado em: 18 Nov 2011, 11:37

Re: MINISTERIO DA AGRICULTURA- 2 VAGAS PREVISTAS

Mensagempor ThalitaG » 20 Mar 2013, 11:00

No caso todas para Brasília? Ou será que tem chance de ter em outros estados?

ThalitaG
 
Mensagens: 63
Registrado em: 02 Fev 2011, 09:16

Re: MINISTERIO DA AGRICULTURA- 2 VAGAS PREVISTAS

Mensagempor Larissabiblio » 20 Mar 2013, 11:11

ThalitaG escreveu:No caso todas para Brasília? Ou será que tem chance de ter em outros estados?


Então, embora a portaria não especifique, acredito que as vagas serão pra Brasília sim...para a Biblioteca Nacional da Agricultura (BINAGRI).

Larissabiblio
 
Mensagens: 72
Registrado em: 18 Nov 2011, 11:37

Re: MINISTERIO DA AGRICULTURA- 2 VAGAS PREVISTAS

Mensagempor tobthedog » 20 Mar 2013, 14:18

Começo deste mês teve 1 aposentadoria na Superintendência do RN, só não sei se eles vão colocar esta vaga no concurso, pois no Executivo é normal a pessoa se aposentar e eles não disponibilizaram a vaga para concurso.

tobthedog
 
Mensagens: 376
Registrado em: 14 Abr 2010, 15:52

Re: MINISTERIO DA AGRICULTURA- 2 VAGAS PREVISTAS

Mensagempor dricaconcurseira » 20 Mar 2013, 14:27

Qual será o salário de biblio?

dricaconcurseira
 
Mensagens: 13
Registrado em: 30 Mar 2010, 11:22

Re: MINISTERIO DA AGRICULTURA- 2 VAGAS PREVISTAS

Mensagempor tobthedog » 20 Mar 2013, 14:33

Tá em cerca de $4.300 reais, com aumento previsto para cerca de $5.000 em 2015.

tobthedog
 
Mensagens: 376
Registrado em: 14 Abr 2010, 15:52

Re: MINISTERIO DA AGRICULTURA- 2 VAGAS PREVISTAS

Mensagempor Bibliothecaire » 20 Mar 2013, 14:36

BINAGRI
Uma viagem à agropecuária brasileira do século XIX ou um mergulho em tendências do agronegócio. Na Biblioteca Nacional de Agricultura (Binagri), do Ministério da Agricultura, é possível acessar cerca de 400 mil volumes ligados à agropecuária. São livros, revistas, vídeos, CD-ROMs e legislações que datam do tempo do Brasil Império aos dias atuais, transformando a Binagri em uma das mais completas do setor na América Latina.
Criada em 1909, desempenha os papéis de coletar, armazenar e disseminar informações da agricultura e áreas correlatas. Além do acervo próprio, a biblioteca abriga milhares de títulos do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). Os materiais estão organizados na sede do ministério, em Brasília, e qualquer pessoa pode pesquisar. Os empréstimos, no entanto, só podem ser feitos para servidores do ministério e entre bibliotecas.
A maior parte dos títulos possui referências que podem ser consultados pela Internet. Sua estrutura e recursos tecnológicos são utilizados como instrumentos de divulgação de outros órgãos do Ministério da Agricultura. Responde também pela comercialização das publicações do ministério.
A Binagri mantém uma coleção de obras raras e, de acordo com a Portaria 164/94, exerce a função de Depósito Legal da documentação agrícola produzida no Brasil. Faz ainda intercâmbio com instituições agrícolas de todo o mundo e estados brasileiros. Outro instrumento disponível é o Thesagro que normaliza a terminologia agrícola brasileira, contendo 9.507 verbetes e termos.

Bibliothecaire
 
Mensagens: 50
Registrado em: 31 Mai 2010, 10:24

Re: MINISTERIO DA AGRICULTURA- 2 VAGAS PREVISTAS

Mensagempor Bibliothecaire » 20 Mar 2013, 14:39

Primeira no Brasil, Biblioteca Nacional da Agricultura reúne raridadesEntre os documentos raros está o registro de Machado de Assis como funcionário público federal
Ana Pompeu
publicação: 14/01/2012 08:00Atualização:
Neuza Arantes: "Este país precisa de pessoas empenhadas no estudo"
Há quem acredite que os livros têm espírito. E nenhum lugar é melhor para fazer contato com eles do que em bibliotecas. Na Esplanada dos Ministérios, os prédios parecem guardar apenas os detalhes da administração pública. Porém, o anexo de um deles — o da Agricultura — abriga um tesouro com mais de 400 mil exemplares de documentos, livros, monografias, relatórios, CDROMs, revistas, legislações. São espíritos de parte importante da história do país, preciosidades, como registros da carreira de Machado de Assis na pasta.
A Biblioteca Nacional da Agricultura (Binagri) é hoje uma das maiores da América Latina especializadas em agricultura. Criada por decreto em 1909 — foi a primeira do Brasil —, seu acervo inclui documentos sobre imigração brasileira, estradas, educação e todas as falas do trono. Durante muitos anos, o ensino brasileiro foi atribuição do Ministério da Agricultura e, por isso, é possível encontrar as certidões e toda pesquisa da educação da época.
Quem domina cada canto das estantes é a coordenadora da Binagri, Neuza Arantes. Apaixonada pelo espaço, ela já dedicou 34 anos de sua vida à biblioteca. “Olha só esse livro. Estava separado, parece que queria se mostrar pra gente mesmo. Como não acreditar no espírito dos livros?”, pergunta, apresentando a publicação sobre as riquezas naturais e indústria brasileiras editada em Paris em 1909.
Há publicações que devem ficar em áreas especiais para preservação
Os registros de imigrações, como a chegada dos japoneses em 1908, estão guardados naquelas estantes com fotografias, mapas, descrições. O primeiro relatório impresso do serviço de povoamento do país, que data de 1862, também pode ser encontrado, com apresentação feita por uma carta escrita à mão. Há a coleção completa de todos os atos do ministério, reunindo o maior número de documentos sobre cooperativismo.
Avaliações de safras de café de 1920, detalhes sobre casos como o surto de gripe aviária de 2005, tudo isso faz parte do acervo. Além disso, a Binagri é depositária das bibliotecas da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) no Brasil e do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (Iica). A maioria dos documentos, entretanto, está guardada no subsolo do prédio, local mais apropriado para a preservação, e onde os usuários não podem manusear as páginas amareladas. Mas a pesquisa pode ser feita na base de dados do site do ministério, onde um servidor providencia uma cópia ou acompanha a checagem dos dados. “A gente já teve visitante que tentou corrigir toda a ortografia de um documento, rabiscou tudo”, lembra Neuza Arantes.
Entre os documentos importantes, ela exibe, com orgulho, a nomeação do escritor Machado de Assis como servidor do Ministério da Agricultura, em 31 de dezembro de 1873. Lá, ele trabalhou por mais de 40 anos, sendo responsável pela área de imigração de escravos.
“Com a experiência adquirida no órgão, o escritor criou toda sua base de informações para escrever seus romances”, destaca a coordenadora. Também passaram pelo quadro de servidores da casa o cantor e compositor Renato Russo e o médium Chico Xavier. Esse último foi funcionário do Laboratório Nacional Agropecuário, em Pedro Leopoldo (MG).
Informatização
Apesar de guardar detalhes da história brasileira desde a época do império, a biblioteca não ficou presa ao passado. Com um sistema informatizado, desde 2005 o uso do papel foi dispensado, a não ser para os atendimentos feitos a pessoas de outros estados. Por mês, 70 mil cópias são enviadas para todos os cantos do país.
Diariamente, são 150 solicitações de assuntos teóricos, legislação, dados históricos. O agronegócio é, de acordo com dados do próprio ministério, o responsável pelo superavit da balança comercial brasileira. No período 1989 a 2010, o saldo gerado pelo setor foi de US$ 557,3 bilhões. Toda a documentação dessa área está registrada na Binagri.
“Aqui é um bom espaço para estudo. Temos uns concurseiros assíduos. Tem café, água, um lugar para lanches com micro-ondas, um ambiente bem legal. Mesmo quando dá o nosso horário e há alguém estudando, a gente espera a pessoa terminar e sair, porque este país precisa de pessoas empenhadas no estudo”, afirma Neuza. A Binagri, aberta das 8h às 18h, tem cinco computadores com acesso à internet e sete pontos de rede. O interessado pode se cadastrar e utilizar o serviço, mas será monitorado o tempo todo “por questão de segurança”.
Mesmo com tanto material importante no acervo, a Binagri, segundo sua coordenadora, não tem o devido reconhecimento. “As pessoas só dão valor à informação quando não têm. Se ela está lá, organizada e acessível, ninguém pensa que foi preciso que alguém lutasse e trabalhasse por aquilo”, lamenta Neuza. No caso da Biblioteca da Agricultura, 32 servidores trabalham para manter o espaço. “Não temos estatística de não atendimento. Temos um padrão de qualidade. Nossos serviços da central de relacionamentos, que recebe ouvidoria e atendimento, são gratuitos e de qualidade”, assegura Neuza. Com tanto empenho e cuidado, é difícil duvidar.
Conheça
Biblioteca Nacional da Agricultura
Local: anexo do Ministério da Agricultura.
Horário de funcionamento:
de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sem intervalo para almoço.
Informações: 3218-2410 e www.agricultura.gov.br/biblioteca
http://www.correiobraziliense.com.br/ap ... ades.shtml

Bibliothecaire
 
Mensagens: 50
Registrado em: 31 Mai 2010, 10:24

Re: MINISTERIO DA AGRICULTURA- 2 VAGAS PREVISTAS

Mensagempor Larissabiblio » 20 Mar 2013, 14:46

Há quase 3 anos trabalho na BINAGRI, sou do quadro de técnicos administrativos, o local de trabalho é ótimo e todos são maravilhosos.. São 35 pessoas trabalhando na biblioteca e apenas 5 bibliotecários, 3 com idade de aposentar... realmente precisa-se de bibliotecários para essa substituição e para trazer ideias e tecnologias novas para o local... Caso eu tenha alguma informação importante posto aqui =)

Larissabiblio
 
Mensagens: 72
Registrado em: 18 Nov 2011, 11:37

Re: MINISTERIO DA AGRICULTURA- 2 VAGAS PREVISTAS

Mensagempor Bibliothecaire » 20 Mar 2013, 14:57

Entrevista com Neuza Arantes, coordenadora da BINAGRI
Clique aqui para ver o vídeo
Neuza Arantes nasceu e viveu na zona rural no interior de São Paulo. Sem muitas perspectivas, resolveu buscar melhores condições de vida em Brasília. Foi professora de alfabetização da Fundação Educacional. Com o primeiro salário, resolveu prestar vestibular para biblioteconomia na Universidade de Brasília (UnB). Hoje, sua relação com o conhecimento chama atenção. São 30 anos dedicados aos livros. O início foi em 1977, quando ingressou na Biblioteca Nacional de Agricultura (Binagri) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Coord. Jornalística: Mário Salimon. Imagens/Edição: Rodrigo Germano. Produção/Texto: Fernanda Tallarico
http://www.iica.int/Esp/regiones/sur/br ... aspx?ID=29

Bibliothecaire
 
Mensagens: 50
Registrado em: 31 Mai 2010, 10:24

Próximo

Voltar para Concursos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

cron