STJ - SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA

Fórum de discussão sobre concursos públicos em Biblioteconomia

Re: STJ - SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA

Mensagempor tobthedog » 31 Jul 2015, 15:25

Em relação a parte de Biblioteconomia, eu estudo há 7 anos e minhas notas só aumentaram um pouquinho (antes eu reprovava nesta parte, hoje eu faço 60% de pontuação). Sei que tem gente que consegue (seilácomo, talvez com a ajuda de tóxicos), mas como existem muitas questões mal formuladas, específicas de outas áreas (administração e informática, por exemplo) e questões sem noção (como perguntar a classificação de um tema específico), além de estudar Biblioteconomia, acho importante rezar um pai nosso antes de cada prova.

tobthedog

Mensagempor sensatez » 31 Jul 2015, 20:14

tobthedog escreveu:Em relação a parte de Biblioteconomia, eu estudo há 7 anos e minhas notas só aumentaram um pouquinho (antes eu reprovava nesta parte, hoje eu faço 60% de pontuação). Sei que tem gente que consegue (seilácomo, talvez com a ajuda de tóxicos), mas como existem muitas questões mal formuladas, específicas de outas áreas (administração e informática, por exemplo) e questões sem noção (como perguntar a classificação de um tema específico), além de estudar Biblioteconomia, acho importante rezar um pai nosso antes de cada prova.

Concordo plenamente tobthedog, tem hora que aparece cada questão sem noção, sem falar qdo pensam que somos da área de TI. Eu também não vou muito além dos 60% não, mas acho que falta aprofundar um pouco mais e rezar também rs...

sensatez

Mensagempor sensatez » 31 Jul 2015, 20:20

Larissabiblio e granada88, vcs não acham que se ficarmos estudando por livros iremos perder muito tempo e fazer o concurso somente em 2050? Vcs costumam fazer resumos dos livros?

sensatez

Mensagempor granada88 » 02 Ago 2015, 16:46

sensatez escreveu:Larissabiblio e granada88, vcs não acham que se ficarmos estudando por livros iremos perder muito tempo e fazer o concurso somente em 2050? Vcs costumam fazer resumos dos livros?

Olá Sensatez! Os livros realmente são mais extensos e prolixos do que as apostilas que encontramos por aí. Mesmo assim, acho que vale mais a pena estudar por livros, principalmente porque as questões que são cobradas nas provas, em sua grande maioria, são retiradas de livros. Outro motivo é porque o livro te dá maior base para entender aquele assunto e, com o aprofundamento das temáticas, você tem base pra fazer as questões que vc não sabe por dedução.

A dica que eu posso dar para agilizar os estudos por livros é selecionar os capítulos mais importantes. Para selecionar esses capítulos, eu costumo comparar o sumário dos livros com o edital e ler os capítulos que estão lá. Isso sempre funcionou bem pra mim.

Sobre os resumos, eu nunca gostei de ficar escrevendo novos textos para ter que ler um monte de coisas de novo antes das provas. Por isso procurei um método que se adaptasse melhor a essa minha preguiça rs. A técnica que melhor me serviu foram os mapas mentais, que é tipo um resumo esquemático, com palavras-chaves e conceitos ligados em uma rede. Se você puser mapas mentais no google vai encontrar vários exemplos de mapas mentais e sites ensinando a fazer tbm.

Abs.

granada88

Mensagempor Larissabiblio » 03 Ago 2015, 10:31

granada88 escreveu:
sensatez escreveu:Larissabiblio e granada88, vcs não acham que se ficarmos estudando por livros iremos perder muito tempo e fazer o concurso somente em 2050? Vcs costumam fazer resumos dos livros?

Olá Sensatez! Os livros realmente são mais extensos e prolixos do que as apostilas que encontramos por aí. Mesmo assim, acho que vale mais a pena estudar por livros, principalmente porque as questões que são cobradas nas provas, em sua grande maioria, são retiradas de livros. Outro motivo é porque o livro te dá maior base para entender aquele assunto e, com o aprofundamento das temáticas, você tem base pra fazer as questões que vc não sabe por dedução.

A dica que eu posso dar para agilizar os estudos por livros é selecionar os capítulos mais importantes. Para selecionar esses capítulos, eu costumo comparar o sumário dos livros com o edital e ler os capítulos que estão lá. Isso sempre funcionou bem pra mim.

Sobre os resumos, eu nunca gostei de ficar escrevendo novos textos para ter que ler um monte de coisas de novo antes das provas. Por isso procurei um método que se adaptasse melhor a essa minha preguiça rs. A técnica que melhor me serviu foram os mapas mentais, que é tipo um resumo esquemático, com palavras-chaves e conceitos ligados em uma rede. Se você puser mapas mentais no google vai encontrar vários exemplos de mapas mentais e sites ensinando a fazer tbm.

Abs.

Olá Sensatez, bom dia.

Como eu disse anteriormente cada um se adapta com uma forma de estudo. Eu fiz muuuuuuuuuitoooos resumos rsrs de livros, de artigos, de conceitos novos que caiam em provas... mas depois só relia meus resumos... nem tocava mais nos originais... claro que depois de uma certa experiência em provas, você vê que não precisa ler/resumir do começo ao fim de todos os livros... como o colega falou...faça uma seleção de capítulos e aos poucos vá aprofundando até esgotar qualquer possibilidade de questão em cima daquele assunto.

Reunir artigos de biblio também me ajudou muito... na verdade, algumas provas que fiz caíram apenas questões de artigos, muitos, de cunho duvidoso, eu diria rs e que não expressavam a opinião da maioria, mas uma exceção, o que complicava na hora de interpretar.

A parte da oração do "Pai Nosso" ta valendo também rs... porque realmente tem coisas que fogem do nosso controle e uma ajudinha divina é essencial. Tipo: tema da redação, algumas vezes aconteceu de, no dia da prova eu olhar um resumo com o tema da redação e minha nota ser boa por esse motivo. Já aconteceu de eu não ter ideia do tema da redação e na prova escrita ir muito bem, a ponto de ficar dentro do número de vagas, mas ser eliminada. Enfim, muitas coisas fogem do seu controle.

Sempre tentei me precaver... mas, na minha opinião, a redação é o que mais define se você está dentro ou fora... inclusive, esse concurso do STJ é a maior prova disso... por uma acaso eu tinha ficado em 5°lugar, mas, fui eliminada na redação e, pessoas com notas inferiores entraram... critério de correção da banca... paciência...Uma hora chega a vez de cada um...

Tem uma apostila de biblio, não me lembro onde comprei, mas, tem muitas questões boas. Eu fiz todos os exercícios dela e fui comentando na apostila o que tinha de errado, o que tinha de certo e eu nunca tinha ouvido falar... o que era de biblio e eu não tinha ideia rsrs, conceitos novos e as várias definições dos autores e questões que são certas, só porque a banca definiu que são, porque nunca encontrei justificativas (neste caso, só memorizei e pronto, parei de brigar com a banca rsrsr). Isso abre um leque bem grande e você aprende com a prática dos exercícios.

Em relação a parte básica, não tem jeito, são questões mais elaboradas e conceitos já definidos...não é igual a parte de biblio que depende do humor da banca...então, é tentar não errar meesmoooo!! Comecei a estudar para concursos de nível médio, logo que entrei na UNB, e, com 19 anos já tinha tomado posse em um ...então a parte básica, quando terminei o curso de biblio, já estava bem sacramentada na minha cabeça. Isso me ajudou bastante!

Enfim, acho que é isso.

Bons estudos!!! ;) ;)

Abrç.

Larissa.

Larissabiblio

Mensagempor sensatez » 03 Ago 2015, 19:20

Larissa e granada88, obrigado por responderem. Muito boas as dicas, tudo de bom pra vcs e sucesso na profissão.

sensatez

Anterior

Voltar para Concursos